Como eliminar pedras da vesícula naturalmente
É muito importante reduzir o consumo de gorduras, bem como de alimentos pesados como carne vermelha, frituras e gorduras saturadas. Substitua-os por frutas e verduras.
Os cálculos na vesícula ou litíase biliar são formações de pedras que podem ser tão pequenas como um grão de areia ou tão grandes quanto uma bola de golfe.
A bílis é uma substância produzida no fígado para auxiliar na digestão de gorduras. No entanto, sob certas condições pode formar os cálculos e acabar afetando a saúde daqueles que sofrem com eles.
Estima-se que 75% dos pacientes com cálculos na vesícula não apresentam um sintoma que possa alertá-los deste problema de saúde. Os desconfortos começam a surgir quando os cálculos começam a mover-se e a bloquear os dutos biliares.
Quando o problema se torna crônico e a dor insuportável, o mais provável é que seja necessária uma cirurgia para removê-los.
No entanto, existem outras soluções mais saudáveis e menos agressivas para que o organismo possa se livrar deste problema, quando ainda está em tempo de removê-lo de forma natural.
Tipos de cálculos da vesícula biliar
Os cálculos biliares podem se formar por diferentes substâncias e por isso existem diferentes tipos.
Cálculos de colesterol
80% dos cálculos biliares se formam quando há um excesso de colesterol na bílis ou na vesícula que não se esvazia por completo. Eles são caracterizados por serem amarelados ou esverdeados.
Cálculos pigmentares
São um tipo de pedra que é formado naquelas pessoas que sofrem de cirrose ou de transtornos sanguíneos hereditários.
Cálculos mistos
Este tipo é composto de cálcio e de sais de bilirrubinatol.
Se depois de receber o diagnóstico de cálculos biliares você deseja evitar a cirurgia, pode optar por limpar a vesícula de forma natural. Devemos levar em conta que a doença não deve estar avançada, pois estes remédios precisam de tempo para fazer efeito.
Você quer saber mais? Leia: 5 sintomas de uma doença da vesícula biliar
Limpeza natural da vesícula
Para limpar a vesícula biliar naturalmente é muito importante mudar completamente os hábitos de vida, especialmente no que diz respeito à alimentação.
Dieta saudável
A alimentação deve ter grandes quantidades de fibra, vegetais e frutas, que são os que contribuem para ter uma boa digestão.
Evitar o consumo de alimentos de origem animal, incluindo ovos e laticínios. Além disso, o ideal é substituir a gordura comum por gorduras saudáveis como o azeite de oliva, ou os ácidos graxos ômega 3.
Na medida do possível deve ser evitado o consumo de açúcares simples, como o açúcar refinado, doces, sorvetes ou bolos, entre outros.
Da mesma forma, devem-se mudar os alimentos refinados por aqueles que são integrais, inclusive o arroz e o pão.
Suco para eliminar cálculos da vesícula
Os sucos naturais fornecem os nutrientes que a vesícula necessita para eliminar as substâncias que formam os cálculos biliares.
Neste caso, a combinação destes vegetais ajuda a frear o crescimento das pedras e facilitam a sua expulsão.
Ingredientes
- 3 tomates
- 2 cenouras
- 2 talos de aipo
- 1 punhado de agrião
- 4 rabanetes
- 1 raminho de salsa
- ½ limão
Preparação
Lave e desinfete os vegetais e depois incorpore-os a um liquidificador para fazer o suco.
Adicione água para facilitar o processo e, logo em seguida, consuma-o bem fresquinho para aproveitar ao máximo seus nutrientes concentrados.
Chá de dente de leão
Por seu alto poder diurético e depurativo, o dente de leão é outro bom remédio para eliminar pedras da vesícula naturalmente.
Ingredientes
- 1 colher de sopa dente de leão (15 g)
- 1 xícara de água (250 ml)
Como prepará-lo?
- Despeje uma colher de sopa de dente de leão em uma xícara de água fervente, tampe e deixe repousar alguns minutos.
- Tome este chá três vezes ao dia para bons resultados.
Não deixe de ler: Dente de leão, o grande purificador do nosso corpo
Chá de hortelã
A hortelã contém ingredientes naturais, entre os quais está o terpeno, que ajuda a deter o crescimento das pedras e facilita a sua expulsão.
Graças a seus óleos naturais, esta erva ajuda a acelerar o fluxo de sucos biliares e por isso é considerada um dos melhores antídotos para combater o problema de cálculos biliares.
Ingredientes
- Um punhado de folhas de hortelã fresca
- 2 xícaras de água (500 ml)
Preparo
- Ferva as duas xícaras de água com o punhado de folhas de hortelã.
- Deixe repousar por 5 a 10 minutos, em seguida coe o líquido e beba pelo menos três vezes ao dia para bons resultados.
Se os cálculos não reduzirem em um período de dois meses, a melhor coisa a fazer é consultar o seu médico para pensar em outra alternativa.
0 comentários:
Postar um comentário